quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Informes da Greve

Boletim Eletrônico da Greve - Rede Estadual

01- Sobre a Audiência com o Governo // Nada avançou!

02- Sobre a repressão policial no Palácio Guanabara

03- Resoluções da Assembleia Niterói da Rede Estadual


Audiência com o Governo - NADA!

Conforme publicado no site do SEPE-RJ, a Audiência da categoria com o Governo Estadual na segunda-feira, 12/8, não avançou em nossas pautas de reivindicações. Nota SEPE-RJ: http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=4334.

Uma primeira nota importante é que a Audiência ter sido marcada tão rápido, com apenas um dia de greve, demonstra: a fragilidade do Governo e a força atual ou em potencial da nossa greve. Quem se lembra de greves anteriores, como em 2011, se lembra que o Governo levava as vezes mais de um mês de greve para marcar negociações. Na greve de 2013, em curso, em um dia o Governo já começa a ceder em algo.

Porém, nas negociações na segunda, em relação a nossa pauta de greve, NADA AVANÇOU! A posição do Governo foi de muita enrolação e apenas fez promessas para questões que, perante as pautas centrais, são importantes, mas secundárias. Na nota do site do SEPE-RJ, mais acima, pode-se ver o que se resultou da Audiência.


Sobre as pautas centrais, vejamos:
- Eleições Diretas para Direções? NADA!
- Melhores condições de trabalho? NADA!
- Fim do Plano de Metas? NADA!
- Valorização salarial JÁ? NADA!
- Pautas dos/as funcionários/as? NADA!
- 1/3 de Planejamento JÁ? NADA!
- Uma matrícula, uma escola? NADA!
- Mínimo de 2 tempos por disciplina? NADA!


Violência Policial no Palácio?
Não aceitaremos repressão! FORA CABRAL!

A Direção do SEPE-Niterói, o Comando Local de Greve da Rede Estadual - Niterói (que assumiu a Direção do SEPE-Niterói nas questões da Rede Estadual) e toda a categoria repudia a ação repressora da Polícia e do Governo Cabral. Não aceitaremos repressão de nenhum tipo! O que quer Cabral, jogar gasolina no fogo da nossa greve? FORA CABRAL E RISOLIA! Chega de destruição na educação e chega de repressão!

Os fatos

A Audiência com o Governo, da qual participou a Coordenação-Geral do SEPE-RJ e um colega de base (professor Márcio Almeida), foi acompanhada também por uma mobilização de colegas, também da base, da categoria. Infelizmente, o Governo não permitiu que todos/as entrassem na sala da reunião, mas os/as colegas estavam dentro do Palácio Guanabara.

Em seguida ao fim da Audiência, perante a falta de respostas do Governo, um grupo de colegas decidiu permanecer e ocupar o Palácio Guanabara. Perante tal ação, a polícia de Cabral, em conluio com matérias mentirosas veiculadas pela Globo, passou a reprimir duramente os/as manifestantes, tanto dentro quanto fora do Palácio. Muitos/as colegas saíram ferido/as da manifestação. Mais uma vez assistimos a violência indescritível da Polícia de Cabral, que reprime as manifestações e assassina nas favelas.

Nota sobre a participação da Direção do SEPE-RJ no conflito

Circulou em parte da mídia alternativa, e em falas de alguns colegas que estavam no Ato no Guanabara, que a Direção do SEPE-RJ teria sido omissa com a repressão policial, tendo inclusive saído escoltada pela Polícia do Palácio. Colegas do SEPE-Niterói estavam presentes na manifestação e podemos afirmar que há confusão nestas informações.

Ao saírem da Audiência, a Direção do SEPE-RJ presente foi isolada por um cordão policial e impedida de estar lado a lado com os/as colegas que haviam decidido ocupar o Palácio. Apesar de não concordar com a ação, a Direção não se retirou do Palácio enquanto a repressão não acabasse. Houve dificuldade de estarmos todos/as lado a lado, mas todos/as sofremos com a repressão de Cabral.

É normal que, na confusão, as pessoas não tenham conseguidos todas se encontrarem, ou que muitas coisas pareçam ser, mas não são. Alguns colegas têm amplas diferenças com a Direção do SEPE. Isto é normal e saudável, pois nossa luta se constrói com democracia. As críticas devem ser feitas. Mas temos que, apesar disso, estreitar os laços de confiança, pois estamos todos/as na luta. Por isso um esclarecimento como esse é importante.

Resoluções da Assembleia Niterói

Nesta terça-feira que passou, 13/8, aconteceu a Assembleia Local da Rede Estadual em Niterói. Estiveram presentes cerca de 50 profissionais de 13 escolas da rede. Veja abaixo algumas avaliações e as resoluções da Assembleia:

Avaliações

- Estimativa de adesão à greve em Niterói (até agora): 40%
- A avaliação é que a greve é correte e que tende a crescer

Resoluções

- A GREVE CONTINUA!
- Ampliar o Comando Local de Greve - Niterói
- Unificar as Assembleias da Rede Estadual com a Municipal do Rio em greve
- Organização de piquetes nas escolas, de convencimento, com atividade lúdica e que se transforme em atos nas escolas
- Organizações de dois atos em Niterói: um sexta-feira, 16/8, com concentração às 9h no IEPIC (será com os estudantes) / outro terça-feira, na hora do almoço, no Centro de Niterói e unificando com a rede municipal em paralisação no dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário