quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Atividades da Greve em Niterói

Atenção - Rede Estadual em GREVE

ATIVIDADES DA GREVE
EM NITERÓI

O Comando Local de Greve da Rede Estadual - Niterói se reuniu nesta quarta, 28/8, discutiu e votou um forte calendário de luta para nossa greve em Niterói. Confira e fortaleça a luta!

É a hora de ocupar as ruas!

Quarta-feira - 28/8

- Comando Estadual de Greve
- às 18 horas, no SEPE-RJ (Rua Evaristo da Veiga, 55, 8° andar)

Quinta-feira - 29/8

- Ato com os Estudantes do CE Alcina Rodrigues (em Itaipu)
- Concentração às 7 horas, na escola
- Endereço da escola: Estrada Gov. Celso Peçanha, s/n, Itaipu (último ponto do 38A, ao lado do Corpo de Bombeiros)

- Assembleia Local de Niterói
- 15 horas, em frente ao CE Pinto Lima, Centro de Niterói
- Com Agitação e Panfletagem!
- Endereço: Rua São João, 127, Centro de Niterói

Sexta-feira - 30/8

- GRANDE ATO UNIFICADO de Niterói // Dia Nacional de Lutas
- Concentra às 10:30 na Praça da República (em frente à Câmara dos Vereadores de Niterói)
- Será um Ato Unificado com a Rede Municipal de Niterói (que fará paralisação de 24 horas) e com os movimentos sociais de Niterói (Luta Niterói, CCOB, dentre outros).
- Após concentração, Passeata até a Estação das Barcas!
- Com Agitação, Oficina de Cartazes e Panfletagem à População

- Assembleia Geral da Rede Estadual
- 14 horas, no Centro do Rio (local exato a confirmar - ver no site do SEPE-RJ: www.seperj.org.br)
- Sairá Ônibus às 13 horas, da Estação das Barcas de Niterói

- ATO UNIFICADO ESTADUAL do Dia Nacional de Lutas
- Após a Assembleia Geral da Rede Estadual
- Concentração às 16 horas, na Candelária, Centro do Rio

A GREVE CONTINUA

Atenção - Rede Estadual do RJ

A GREVE CONTINUA!

Milhares de profissionais da educação da Rede Estadual participaram, nesta terça-feira, 27/08, de uma grande Assembleia nas escadarias da ALERJ.

Na Assembleia, foi decidida a continuidade da greve da Rede Estadual de ensino. A próxima Assembleia da categoria será realizada no dia 30, sexta-feira, às 14 horas, em local no Centro do Rio a confirmar.

Após a Assembleia do Dia 30/8, nosso movimento fará uma passeata pelas ruas do Centro do Rio em defesa da educação pública. 

30 de Agosto - Dia Nacional de Lutas

E no mesmo Dia 30/8, participaremos do "Dia Nacional de Lutas", convocado pelas centrais sindicais. Em especial pelas centrais que são independentes e oposição aos Governos: CSP-Conlutas, Intersindical e Unidos pra Lutar. O Dia tem como objetivo colocar nas ruas e nas greves a classe trabalhadora, unida às juventudes, para mudar de verdade o nosso país. Mudar as políticas econômicas, defender os direitos, a educação e a saúde pública. É também um ensaio da greve geral que precisamos construir no Brasil!


O que reivindica a Rede Estadual

1- Aumento real de salários: 28% JÁ!
2- Melhores condições de trabalho!
3- 30 horas para os/as funcionários/as!
4- Eleições diretas para as direções!
5- Fim do Plano de Metas!
6- Fim do Projeto Certificação!
7- Uma matrícula, uma escola!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SEPE-Niterói INFO

Rede Estadual do RJ // A GREVE CONTINUA!


SEEDUC recua no Código 61
E SEPE ganha limiar impedindo o Corte de Ponto



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A GREVE CONTINUA!

A Educação está viva!
A Educação está EM GREVE!

14 de agosto de 2013 entrou para a história das lutas da educação pública e do povo brasileiro. Em Assembleias lotadas, reunindo milhares de profissionais da educação, as redes estadual (RJ) e municipal do Rio deram continuidade à greve unificada.

Uma luta de milhares
Uma luta de todos e todas!

As fotos ao lado são ilustrativas. A primeira mostra a Assembleia, com mais de 2 mil profissionais da educação da rede estadual. A segunda, parece um grande ato de rua: e é mesmo! Mas o "detalhe" é que é também a Assembleia da Rede Municipal do Rio, com cerca de 15 mil profissionais. Nossa luta é de milhares de profissionais. E é de milhões de trabalhadores/as e jovens. Lutamos pela valorização da educação pública, pelo futuro das novas gerações!

Rede Estadual: a GREVE CONTINUA!

A decisão foi unânime. Perante a negativa do Governo, em mesa de negociação, das nossas pautas. E perante a repressão aos profissionais da educação no Palácio Guanabara: A GREVE CONTINUA! Nossa tarefa agora é massificar ainda mais a GREVE. Contamos já com a adesão de mais de 40% da rede estadual. Temos que ampliar, convencer mais pessoas, ajudar nos Comandos de Greve, mandar mensagens, usar as redes sociais, listas de e-mails das escolas, conscientizar os colegas: VAMOS PARAR! Somente assim, seguindo o ritmo da Rede Municipal do Rio (já com mais de 80% parados), que vamos derrotar o Governo Cabral e arrancar nossas pautas! Agora é a hora!


Calendário da Greve

A Assembleia aprovou um forte calendário para fortalecer a greve e a luta. A orientação geral é combinar a greve nas escolas com a ocupação das ruas. Veja o calendário abaixo:

- Sexta, 16/8: Manhã - corrida nas escolas / 14h - Ato ao Palácio Guanabara (concentra no Largo do Machado);
- Segunda, 19/8: Manhã - corrida nas escolas / 14h - Ato Unificado com a FAETEC (em greve) na casa do Cabral - no Leblon!
- Terça, 20/8: Manhã - corrida nas escolas / Tarde: Ato com a Rede Municipal do Rio, na Prefeitura do Rio / Tarde em Niterói: Assembleia Local da Rede Estadual em Niterói - 14h, no Liceu Nilo Peçanha / 18h - Conselho Deliberativo Estadual no SEPE-RJ
- Quarta, 21/8: 10h - ASSEMBLEIA GERAL DA REDE, em local a confirmar / Em seguida: GRANDE ATO UNIFICADO DA EDUCAÇÃO DO RIO!

Romper com o medo! Fazer a greve crescer!

Muitos colegas ainda não aderiram a greve. São muitas as pressões: medo do desconto, o estágio probatório, Direção assediando com ameaça de código 30, isolamento na escola ("só eu vou parar, e o restante da escola?"). Companheiros/as, temos que romper aquela que é a maior barreira da nossa luta: o medo! A consciência tem que ser: juntos, somos fortes! Vamos dialogar:

1) ESTÁGIO PROBATÓRIO - os/as colegas que estão em estágio probatório não correm risco de perder seu cargo se fizer a greve! Fazer greve é um direito constitucional, que não pode ser limitado por nenhuma medida administrativa. O estágio probatório avalia o trabalho de cada profissional para, no término, conceder a estabilidade. Portanto, o probatório avalia o trabalho. Mas a greve é a suspensão do trabalho! Portanto, o probatório não leva em conta os dias em greve, daí não cabe "represália" por dentro dele após o fim da greve. Temos que pensar: estar em estágio probatório não significa perder nossos direitos civis! Confira, a mais, as orientações do Jurídico do SEPE-RJ.

2) DESCONTO NO SALÁRIO - a SEEDUC espalhou a notícia de que haverá desconto para o profissional que aderir a greve. Não é verdade! Primeiro, porque a greve é legal e de acordo com norma do STF não pode haver desconto salarial com a greve em curso. Segundo, porque o Governo está mal politicamente, não tem muitas condições de comprar o desgaste de descontar os profissionais da educação. Terceiro, na Audiência segunda-feira, 12/8, o Governo sequer anunciou uma política de desconto, isso significa que isto não ocorrerá, porque normalmente é nas Audiências que se anuncia o desconto caso a greve continue.

3) CÓDIGO 30 OU CÓDIGO 61 - a SEEDUC está passando uma orientação para as Direções de escolas lançarem o Código 30 (falta não-justificada) ao invés do Código 61 (de greve). Os objetivos são: assediar e assustar a categoria, impedindo-a de aderir à greve; provocar os descontos salariais, pois pela greve em si o Governo não consegue fazê-lo; mascarar os dados da adesão à greve, rebaixando estatísticas da greve para anunciar na imprensa. A categoria deve se levantar contra este absurdo nas suas escolas! Não aceitem que as Direções lancem o Código 30. O Código 61 é um direito, assim como a greve! Qualquer problema ou dificuldade, faça contato com o SEPE-Niterói.


4) VOU FAZER A GREVE SOZINHO NA ESCOLA? - A adesão à greve costuma variar de escola para escola. Muitas estão paradas 100, 90, 80, 70%. Mas em outras a adesão está baixa, pelo menos ainda. É normal a sensação de isolamento nestes casos. É comum a ideia de "se a escola parar, eu paro". Temos que ampliar a greve. Juntos, somos fortes e a greve será vitoriosa. A única maneira de romper com estes impasses que falamos acima é que um profissional, ou um grupo, por menor que seja, tome a iniciativa de mobilizar a escola. O SEPE e o Comando de Greve podem ajudar, mas nada substitui a própria categoria. Puxe o assunto na sua escola, explique que estamos num bom momento, que a greve é forte, que depende de todos e de cada um. Mas não deixe de dar o passo a frente e ir à greve. Porque um movimento que pode começar com um, dois ou três, pode crescer!


A GREVE CONTINUA!
CABRAL A CULPA É SUA!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Informes da Greve

Boletim Eletrônico da Greve - Rede Estadual

01- Sobre a Audiência com o Governo // Nada avançou!

02- Sobre a repressão policial no Palácio Guanabara

03- Resoluções da Assembleia Niterói da Rede Estadual


Audiência com o Governo - NADA!

Conforme publicado no site do SEPE-RJ, a Audiência da categoria com o Governo Estadual na segunda-feira, 12/8, não avançou em nossas pautas de reivindicações. Nota SEPE-RJ: http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=4334.

Uma primeira nota importante é que a Audiência ter sido marcada tão rápido, com apenas um dia de greve, demonstra: a fragilidade do Governo e a força atual ou em potencial da nossa greve. Quem se lembra de greves anteriores, como em 2011, se lembra que o Governo levava as vezes mais de um mês de greve para marcar negociações. Na greve de 2013, em curso, em um dia o Governo já começa a ceder em algo.

Porém, nas negociações na segunda, em relação a nossa pauta de greve, NADA AVANÇOU! A posição do Governo foi de muita enrolação e apenas fez promessas para questões que, perante as pautas centrais, são importantes, mas secundárias. Na nota do site do SEPE-RJ, mais acima, pode-se ver o que se resultou da Audiência.


Sobre as pautas centrais, vejamos:
- Eleições Diretas para Direções? NADA!
- Melhores condições de trabalho? NADA!
- Fim do Plano de Metas? NADA!
- Valorização salarial JÁ? NADA!
- Pautas dos/as funcionários/as? NADA!
- 1/3 de Planejamento JÁ? NADA!
- Uma matrícula, uma escola? NADA!
- Mínimo de 2 tempos por disciplina? NADA!


Violência Policial no Palácio?
Não aceitaremos repressão! FORA CABRAL!

A Direção do SEPE-Niterói, o Comando Local de Greve da Rede Estadual - Niterói (que assumiu a Direção do SEPE-Niterói nas questões da Rede Estadual) e toda a categoria repudia a ação repressora da Polícia e do Governo Cabral. Não aceitaremos repressão de nenhum tipo! O que quer Cabral, jogar gasolina no fogo da nossa greve? FORA CABRAL E RISOLIA! Chega de destruição na educação e chega de repressão!

Os fatos

A Audiência com o Governo, da qual participou a Coordenação-Geral do SEPE-RJ e um colega de base (professor Márcio Almeida), foi acompanhada também por uma mobilização de colegas, também da base, da categoria. Infelizmente, o Governo não permitiu que todos/as entrassem na sala da reunião, mas os/as colegas estavam dentro do Palácio Guanabara.

Em seguida ao fim da Audiência, perante a falta de respostas do Governo, um grupo de colegas decidiu permanecer e ocupar o Palácio Guanabara. Perante tal ação, a polícia de Cabral, em conluio com matérias mentirosas veiculadas pela Globo, passou a reprimir duramente os/as manifestantes, tanto dentro quanto fora do Palácio. Muitos/as colegas saíram ferido/as da manifestação. Mais uma vez assistimos a violência indescritível da Polícia de Cabral, que reprime as manifestações e assassina nas favelas.

Nota sobre a participação da Direção do SEPE-RJ no conflito

Circulou em parte da mídia alternativa, e em falas de alguns colegas que estavam no Ato no Guanabara, que a Direção do SEPE-RJ teria sido omissa com a repressão policial, tendo inclusive saído escoltada pela Polícia do Palácio. Colegas do SEPE-Niterói estavam presentes na manifestação e podemos afirmar que há confusão nestas informações.

Ao saírem da Audiência, a Direção do SEPE-RJ presente foi isolada por um cordão policial e impedida de estar lado a lado com os/as colegas que haviam decidido ocupar o Palácio. Apesar de não concordar com a ação, a Direção não se retirou do Palácio enquanto a repressão não acabasse. Houve dificuldade de estarmos todos/as lado a lado, mas todos/as sofremos com a repressão de Cabral.

É normal que, na confusão, as pessoas não tenham conseguidos todas se encontrarem, ou que muitas coisas pareçam ser, mas não são. Alguns colegas têm amplas diferenças com a Direção do SEPE. Isto é normal e saudável, pois nossa luta se constrói com democracia. As críticas devem ser feitas. Mas temos que, apesar disso, estreitar os laços de confiança, pois estamos todos/as na luta. Por isso um esclarecimento como esse é importante.

Resoluções da Assembleia Niterói

Nesta terça-feira que passou, 13/8, aconteceu a Assembleia Local da Rede Estadual em Niterói. Estiveram presentes cerca de 50 profissionais de 13 escolas da rede. Veja abaixo algumas avaliações e as resoluções da Assembleia:

Avaliações

- Estimativa de adesão à greve em Niterói (até agora): 40%
- A avaliação é que a greve é correte e que tende a crescer

Resoluções

- A GREVE CONTINUA!
- Ampliar o Comando Local de Greve - Niterói
- Unificar as Assembleias da Rede Estadual com a Municipal do Rio em greve
- Organização de piquetes nas escolas, de convencimento, com atividade lúdica e que se transforme em atos nas escolas
- Organizações de dois atos em Niterói: um sexta-feira, 16/8, com concentração às 9h no IEPIC (será com os estudantes) / outro terça-feira, na hora do almoço, no Centro de Niterói e unificando com a rede municipal em paralisação no dia

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Assembleias da Rede Estadual em GREVE

ATENÇÃO - REDE ESTADUAL EM GREVE!

Assembleia Local de Niterói
- Nesta terça-feira, 14 horas
- No Liceu Nilo Peçanha (Centro de Niterói)

Assembleia Geral da Rede Estadual
- Quarta-feira, 14 horas
- No ISERJ (Instituto de Educação - Rua Mariz e Barros, 273, Tijuca, Rio)
- Sairá ônibus do Liceu Nilo Peçanha (Niterói), 12h.

domingo, 11 de agosto de 2013

Materiais do Comando Local de Greve

Rede Estadual em GREVE

Materiais confeccionados pelo Comando Local de Greve da Rede Estadual em Niterói, reunido no último sábado, dia 10 de agosto de 2013. São os seguintes materiais: dois cartazes, um geral e outro convocando para as Assembleias da semana; e o primeiro boletim da greve, frente e verso. Baixe os materiais, compartilhe! Esta luta é de todos/as nós!

CARTAZ DA GREVE

TODOS E TODAS ÀS ASSEMBLEIAS

Boletim de Greve 01 da Rede Estadual // Frente e Verso
Clique nas imagens para ampliar / com botão direito para baixar


sábado, 10 de agosto de 2013

Greve é Código 61

Exija o seu direito!
GREVE é o Código 61!


O SEPE-RJ recebeu informações da categoria de que as Coordenadorias Regionais da SEEDUC estariam orientando as Direções de escolas a lançarem Código 30 (Falta Não-Justificada) para os/as profissionais que aderirem à GREVE da Rede Estadual. Alegam, supostamente, que a greve em curso seria ilegal.

ESCLARECEMOS:

1- A GREVE é legal. Primeiro, porque o direito de greve é constitucional e será exercido por decisão exclusiva dos/as trabalhadores/as. Assim diz a constituição, no artigo abaixo.

Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
§ 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
§ 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.

2- A GREVE foi decretada por decisão da categoria, em Assembleia. Não dependeu apenas do SEPE. Portanto, vale as prerrogativas constitucionais: a categoria decidiu, coletivamente, usar seu direito de greve para pleitear suas pautas.

3- A educação não é considerada "atividade essencial" (em termos pragmáticos, claro), como a saúde ou transporte público. Portanto, não cabe "aviso prévio" da paralisação, nem mínimo contingente para funcionamento das unidades educacionais. De qualquer maneira, o Departamento Jurídico do SEPE já entrou na Justiça para garantir a "legalidade" da greve. Temos respaldo, pois o sindicato sim cumpriu determinados trâmites, como a comunicação da greve ao Governo de maneira prévia.

4- A adesão à greve é um direito também individual. Caso o/a profissional da educação decida aderir, não cabe à Direção de Escola decidir qual código será lançado: tem a obrigação de lançar o 61, o código de greve do nosso MCF.

Em caso de abuso por parte de Direções de escola, denuncie ao SEPE-Niterói.

A categoria deve aderir à GREVE e nenhum instrumento de assédio pode ser utilizado ou deve nos assustar. JUNTOS SOMOS FORTES!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CARTAZES / Primeira Audiência com o Governo / PAUTA

CARTAZES - Greve da Rede Estadual - Niterói
Elaborados pelo Comando Local de Greve da Rede Estadual - Niterói

Segunda-feira chegando nas escolas!
Basta clicar nas imagens para ampliar - baixe e compartilhe nas redes sociais!



E A GREVE JÁ TEM UM PRIMEIRO AVANÇO!

Nesta sexta, primeiro dia da GREVE, já tivemos um primeiro avanço! Ao final da tarde, a SEEDUC entrou em contato com o SEPE e chamou a categoria para uma Audiência onde se discutirá as pautas de reivindicações. A reunião será com o vice-governador, Pezão, e com o secretário-economista-não-educador Wilson Risolia, na segunda-feira, às 17 horas, no Palácio Guanabara. Perguntas inevitáveis: onde estará o governador, Sérgio Cabral? Ele não estava "mais humilde"?


Que o Governo apresente uma proposta decente, senão... A GREVE CONTINUA!

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES!

- Eleições diretas para Direções e Democracia nas Escolas!
- Por melhores condições de trabalho!
- Chega de bônus! Fim do Plano de Metas!
- Melhores salários para todos/as! Aumento de 28% emergencial!
- Pisos de 5 salários mínimos para professores/as e 3,5 para funcionários/as!
- Em defesa dos Planos de Carreiras (Magistério e Funcionários/as)!
- Derrubada do veto ao projeto "Uma matrícula em uma escola"!
- 30 horas para funcionários/as!
- Cumprimento imediato de 1/3 da carga horária para planejamento!
- Nenhuma disciplina com menos de dois tempos!
- Retorno à matriz de 30 tempos de aulas por semana!
- FORA CABRAL E RISOLIA!

Educação em LUTA O/

Educação em Luta!

Rede Estadual do RJ em GREVE (por tempo indeterminado)

E a Rede Municipal de Niterói fará
Paralisações de 24h semanais até o Dia 30 de Agosto

Chegou a hora! Em dia histórico, neste 08 de agosto, a educação avançou na luta! A rede municipal do Rio, em Assembleia lotada, decretou GREVE, após 19 anos sem grandes lutas. À tarde, a rede estadual, em Assembleia, também se rebelou e decretou GREVE!

Na Rede Municipal de Niterói, a forte paralisação de 24 horas arrancou a Audiência com o Prefeito, após ocupação do 6° andar da Prefeitura. A Assembleia Geral da rede votou acelerar o ritmo da luta: a categoria fará novas paralisações de 24 horas semanais. Serão dias 15, 20 e 30 de agosto. O indicativo de Greve ficou para o dia 30, que terá Assembleia Geral da rede.

ATENÇÃO, ATENÇÃO!

A Direção do SEPE-Niterói, ampliada com os Comandos de Mobilização da Rede Municipal e de Greve da Rede Estadual, está operacionalizando as mobilizações. Nesta sexta-feira estão sendo confeccionados os materiais de divulgação das lutas para as escolas. Um informe resumido, de urgência, é este:

REDE ESTADUAL DO RJ / EM NITERÓI

Neste sábado, 10/8, às 9h - Reunião do Comando de Greve Local-Niterói, na sede do SEPE-Niterói (Av. Amaral Peixoto, 450, sala 305) - a reunião é aberta a todos e todas!
Terça-feira, 13/08, às 14h Assembleia Local-Niterói da Rede Estadual, no Salão Nobre do Liceu Nilo Peçanha, no Centro de Niterói - Pauta: Avaliação da Greve e Luta!
Quarta-feira, 14/08, às 14h - Assembleia Geral da Rede Estadual, em local a confirmar. Acompanhe pelo blog e redes sociais - Pauta: Avaliação da Greve e Luta em geral!
- ORIENTAÇÃO SOBRE O PONTO: a categoria que aderir a greve não deve assinar o ponto nas suas escolas! Até o dia da Assembleia Geral, a orientação é esta!

REDE MUNICIPAL DE NITERÓI

- Paralisação de 15/8
- Pela manhã - Assembleias e Atos nos Polos da Rede
- A partir do meio-dia - Vigília na Prefeitura de Niterói
- 15h - Audiência com o Prefeito
- 16h - Assembleia Extraordinária de Avaliações (no Salão Nobre do Liceu Nilo Peçanha)

- Paralisação de 20/8
- 8h - Assembleia de Avaliações do Movimento (local a confirmar)
- Em seguida, ATO com Aula Pública no Centro de Niterói

- Paralisação de 30/8
- 8h - Assembleia de Greve (votará o indicativo - local a confirmar)
- Em seguida, nos incorporaremos às mobilização do Dia Nacional de Lutas e Greves



quarta-feira, 7 de agosto de 2013

8 de Agosto - Dia de Luta da Educação


Rede Estadual do RJ
Retomar as campanhas, ir à luta!

No dia 11 de julho, antes do recesso, tivemos um forte Dia Nacional de Lutas e Paralisações. Greves de categorias, manifestações de rua, cortes de estradas e outros atos sacudiram o país. Neste dia, a educação da rede estadual do RJ e da rede municipal do Rio pararam. Outras redes municipais também, como a de Niterói. Foi um dia histórico, com certeza!

Nova Paralisação - 8 de agosto
Com Assembleia Geral da Rede Estadual

Neste dia 11 ocorreu uma Assembleia Unificada das duas redes. E os profissionais da educação da Rede Estadual decidiram fazer uma nova paralisação em 8 de agosto! O objetivo é retomar a campanha salarial e nossas pautas de luta, nos ligando às grandes mobilizações populares que estão em curso. Teremos Assembleia Geral da Rede no dia, às 14 horas, na ACM do Rio.

Nossa Pautas de Luta!

Lutamos pela derrubada do veto de Cabral à Lei que garante "uma matrícula, uma escola".

Por melhores condições de trabalho!

Por democracia nas escolas: fim dos assédios morais, por eleições diretas para as Direções!

Lutamos por salários dignos! Chega de Metas e Bônus, em defesa do Plano de Carreira!

FORA CABRAL!

8 de agosto é Dia de Luta Unificada!

Várias redes municipais vão parar no dia 8. A luta é geral em defesa da educação pública! Destacamos as paralisações da Rede Municipal do Rio - a maior da América Latina, com mais de 1800 escolas e mais de 70 mil profissionais da educação - que entrará em GREVE no dia 8, após 19 anos sem grandes lutas. E a rede municipal de Niterói, que também deve entrar em GREVE, após oito meses de campanha salarial.