terça-feira, 25 de junho de 2013

Rede Estadual - É tempo de luta!

SEPE-Niterói convoca!

REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO RIO
- PARALISAÇÃO DE 24 HORAS -
Dia Nacional de Lutas dos/as Trabalhadores/as!

Conforme deliberação de Reunião Extraordinária da Direção do SEPE-RJ, realizada esta segunda-feira, 24 de junho, fica convocada paralisação unificada de 24 horas das redes estadual e municipal do Rio. O movimento será dia 27 de junho, quinta-feita. A ação é parte do Dia Nacional de Lutas dos/as Trabalhadores/as, convocado pelas entidades do Espaço de Unidade de Ação (CSP-Conlutas, SEPE, ANDES-SN, CUT pode mais, etc.).

Faremos a paralisação com Assembleia Geral Unificada e Grande Ato-Passeata convocado/a por sindicatos, movimentos sociais e sociedade civil. Nossa luta se incorpora, assim, às grandes manifestações que vem sacudindo o Brasil e se enfrentando com os descasos da política que impera, especialmente os Governos de plantão federal, estaduais e municipais. Na rua estamos vendo que é possível, além de necessário, mudar o país. Primeira caíram os preços das passagens. Foi só o primeiro passo. Vamos avançar por um Brasil justo e igualitário!

Assembleia Geral Unificada - Redes Estadual e Municipal do Rio

O objetivo da Assembleia é discutir a conjuntura atual e as pautas e lutas da educação, visando reorganizar e ampliar a mobilização das duas redes. No caso do município do Rio, será discutida a antecipação da deflagração de greve por tempo indeterminado contra o governo de Eduardo Paes. Os horários estão a confirmar. O local da Assembleia será na ACM (Rua da Lapa, 86, Lapa, Centro do Rio).

As pautas específicas da Rede Estadual:
- Por educação de qualidade e melhores condições de trabalho nas escolas!
- Derrubada do veto de Cabral ao projeto "Uma matrícula, uma escola"!
- Melhores salários, fim da meritocracia e do Plano de Metas de Cabral/Risolia!
- Mais verbas na educação pública com autonomia e democracia!


As pautas específicas da Rede Municipal do Rio de Janeiro:
- Melhores condições de trabalho e autonomia!
- Aumento salarial e Plano de Carreira Unificado!
- 1/3 de planejamento!
- Mais verbas na educação pública!
- Chega de privatizações e desvios de verbas!


PAUTAS GERAIS:
- Passe-livre JÁ e estatização dos transportes públicos!
- Chega de dinheiro para a Copa! Mais verbas para saúde e educação PÚBLICAS!
- Prisão de corruptos e corruptores e expropriação de seus bens!
- Congelamento dos preços da cesta básica!
- Congelamento das tarifas de serviços públicos (luz, água, telefonia, etc.)!

Mais informações das lutas nacionais:
CSP-Conlutas ==> http://cspconlutas.org.br/
SEPE-RJ ==> www.seperj.org.br
SEPE-Niterói ==> www.sepeniteroi.blogspot.com

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Aumento DIGNO JÁ!


ATENÇÃO CATEGORIA
- REDE ESTADUAL -


A mensagem com o projeto de lei (PL) do governador Sérgio Cabral - que propõe um reajuste salarial de ridículos 7% para a educação - será votada pela Assembléia Legislativa (ALERJ) nesta terça-feira, dia 4 de junho de 2013 (4/6). O SEPE convoca uma paralisação de 24 horas da categoria nesse dia, para acompanhar a votação e pressionar por um aumento digno! A votação começa ao meio-dia (12h). Vamos ocupar a ALERJ por dignidade para quem educa!

O SEPE apresentou diversas emendas ao PL governista. Estas emendas estarão em debate e votação também nesta terça. Dentre as emendas, aquela que propõe um reajuste superior, cobrindo as perdas salariais da categoria - estimadas em mais de 23% pelo DIEESE. Há também emendas de deputados propondo 12, 15, 20 e até 25% de aumento. Há uma divisão na base governista, além de propostas dos deputados das oposições - estes setores visam as eleições de 2014.

Nesta segunda-feira, 3/6, o Colégio de Líderes da ALERJ se reuniu com representantes do Governo para discutir as emendas ao PL. O SEPE participou da reunião, que contou com os seguintes secretários de governo: de Educação, o economista Wilson Risolia (SEEDUC); o secretário da Casa Civil e privatizador do Maracanã, Régis Fichtner; e do Planejamento (SEPLAG), Sérgio Ruy Barbosa. As negociações vão continuar amanhã, terça.

O SEPE acompanha de perto todas as negociações em torno das emendas desde o dia 14 de maio, data em que o PL chegou à ALERJ. Todas as propostas de emendas feitas pela categoria foram apresentadas aos deputados. Porém, nenhuma negociação substitui a luta! É preciso ir à rua, ocupar a ALERJ, parar as escolas nesta terça, para arrancarmos algo ao futuro!

O SEPE-Niterói reporá os gastos da categoria para participação no ato. Basta participar e procurar o SEPE-Central e pegar um comprovante para reembolso em Niterói.


PARTICIPE DA LUTA!

PARALISAÇÃO DE 24 HORAS DIA 04/6
com Ato na ALERJ a partir das 10h.

As emendas propostas pelo SEPE:

1) Aumentar o percentual do reajuste para que reponha as perdas salariais do magistérioque são, de acordo com pesquisas do DIEESE, de setembro de 2006 a abril de 2013: 23,70% pelo INPC-IBGE; e de 21,33%, de acordo com o IPCA-IBGE;

2) Carga horária de 30 horas para todos os funcionários administrativos;

3) Enquadramento por formação para os funcionários administrativos;

4) Cada matrícula do profissional da educação deverá corresponder à lotação em apenas uma escola;

5) Garantia de lotação do professor docente II em atividades do magistério;

6) Data base em maio;

7) Um terço da carga horária para planejamento;

8) Abono nos dias parados;

9) Nenhuma disciplina com menos de dois tempos de aula em todas as séries;

10) Suspensão do Artigo 4º do PL do governo;

11) Piso para o professor de 5 salários mínimos e 3,5 salários para o funcionário.